Metaleiro é o caralho! Sou headbanger! Quem se diz metaleiro é poser!
Headbanger ou Metalhead é o um termo usado para designar o fã devoto de Metal.
Os headbangers são comumente confundidos com os Metaleiros, chegando este a ser um termo pejorativo entre os headbangers.
Metaleiro foi o termo utilizado pela Rede Globo, para indicar aqueles que gostavam de Heavy Metal na época do festival de bandas Rock in Rio I, em 1985. Para um headbanger, ser chamado de "Metaleiro" é considerado pejorativo, apesar da prática ser bem comum para os que estão fora da cena. A mídia brasileira estava absolutamente leiga em relação à música pesada mundial e as suas principais bandas, cunhando esse termo.
O visual chamado de old school (velha guarda, em uma tradução mais aberta) é composto de jaqueta jeans, camiseta preta desbotada nunca de banda pois eles consideram camiseta de banda coisa de "wannabe" ou "poser", calça jeans, acessórios "opcionais" como cinto, braceletes e pulseiras e tênis alto, geralmente branco. Em épocas de clima frio, jaquetas de couro também fazem parte do visual.
Rob Halford, da banda de heavy metal "Judas Priest" inventou um visual fetichista para os heavy metalheads. Antes disso pode se observar que o visual adotado era um visual Hippie. Halford viu que Hippies nada tinham a ver com o heavy metal, e inspirado pelas casas noturnas inglesas, e vendo a polêmica que o heavy metal criara, aproveitou ainda para botar mais lenha no fogo, adotando esse visual fetichista.
Os Black Metalhead's adotaram partes do visual fetichista de Rob Halford, como as correntes, spikes, gargantilhas, cintos de pirâmides etc.; pois este dão uma certa agressividade ao visual.
Os Coturnos são muito populares entre os Headbangers. Assim como o cinto de bullets (balas) e a calça camuflada, os coturnos (nunca botas) remetem ao militarismo, sua força, e sua agressividade, tento como principal significado a luta pelos seus ideais.
A cor preta é adotada pelos Metalheads/Headbangers (nunca metaleiros!) por ser a cor representante da ira e da inconformação, diferentemente de outros estilos undergrounds, como Punks, Góticos, Skinheads etc. que adotam o preto por ter outros significados.
Os Bangers (Headbangers/Metalheads) lutam por ideais referentes a cada vertente do gênero heavy metal.
Os Black Metalheads, por exemplo, lutam em geral pelo anti-cristianismo e pelo satanismo, entre outros ideais na sua maioria pessoais, ou ideias diferentes adotados por certas bandas diferentes.
Já os Viking Metalheads lutam -entre outras coisas- pela queda do cristianismo, ascenção dos deuses vikings etc.
Os Thrashers lutam por uma sociedade mais justa e tambem contra as farsas da igreja tem uma ideologia muito similar a dos punks.THRASH TILL DEATH!
Existem além dessas vertentes citadas acima muitas outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário